Jason Wilson, também conhecido como Jay Gunn, co-criador do jogo MediEvil para PlayStation, encontra-se em sérias dificuldades financeiras atualmente. Em resposta, ele decidiu vender seu prêmio BAFTA de Jogo do Ano, recebido em 2000 por MediEvil 2. O valor inicial está fixado em £6.000 (aproximadamente R$ 37 mil), e ele está aberto a propostas maiores. Além disso, ele está vendendo uma estátua de metal do ‘Sir Dan Hand’ e um Funko Pop de Sir Daniel Fortesque, itens disponíveis para autógrafos.
Ele começou sua carreira em desenvolvimento de jogos na década de 80, trabalhando em versões de Amiga de jogos como Pac-Mania, Ninja Gaiden e Space Harrier II. Em 1996, juntou-se à Sony Computer Entertainment Europe, atuando em variadas funções, desde designer de jogos líder até artista e diretor criativo. Após deixar a Sony em 2012, ele se tornou freelancer e autor de quadrinhos.
A decisão de vender o prêmio e outros itens relacionados ao MediEvil surgiu devido a um ano desafiador na busca por empregos na área de arte e design de jogos. Jason relatou que, de 20 envios de currículo por mês, obtém poucas respostas ou convites para entrevistas. Isso o levou a um período hospitalar recente por causa de estresse e ansiedade.
Antes do BAFTA, Jason já vendeu um acervo completo de arte e design de MediEvil, incluindo centenas de artes conceituais, livros manuscritos e esboços de design. Esta venda anterior reflete as dificuldades financeiras contínuas que ele enfrenta. A situação pela qual tem passado, ilustra os desafios dos profissionais experientes em um mercado competitivo, a natureza incerta da carreira artística e a necessidade de adaptação em tempos de mudança.
Fonte: app2top – gameworldobserver – thegamer