Microsoft Redefine a Competição no Mercado de Jogos com Foco em Lucro e Expansão Multiplataforma

A Microsoft, por meio do CFO do Xbox Tim Stuart, destacou recentemente uma mudança estratégica significativa na sua abordagem ao mercado de jogos. Em sua apresentação na conferência Wells Fargo TMT Summit, Stuart ressaltou que a aquisição da Activision-Blizzard-King foi principalmente focada em fortalecer a posição da Microsoft no mercado de jogos móveis, uma área com potencial de crescimento muito maior em comparação com o mercado de consoles, que não está crescendo tão rapidamente.

Como CFO da Xbox, Tim Stuart gerencia finanças, estratégia orçamentária, investimentos, análises de mercado e crescimento financeiro da divisão.

Stuart destacou a importância de jogos populares como Candy Crush e Call of Duty Mobile, enfatizando o papel da Activision-Blizzard-King nesse sucesso. Ele vê uma grande oportunidade para a Microsoft no mercado de jogos para celular, que conta com bilhões de usuários em todo o mundo. Além disso, mencionou a transformação do Call of Duty de um negócio de baixa margem para um de alta margem de lucro, graças à venda do jogo em plataformas concorrentes como PlayStation e Nintendo.

No segundo trimestre de 2022, a Activision Blizzard arrecadou US$ 831 milhões em jogos móveis, com King e Candy Crush gerando US$ 680 milhões.

Franquias de sucesso com alta rentabilidade, como “World of Warcraft”, também foram mencionadas como adições valiosas ao portfólio da Xbox. A inclusão dessas franquias é estratégica, pois elas representam negócios com margens de lucro elevadas, contrastando com o segmento de consoles e hardware da Xbox, que historicamente apresenta margens de lucro mais baixas. Essa diversificação de receita, com a incorporação de franquias como “World of Warcraft”, permite que a Xbox equilibre sua atuação entre produtos de menor margem, como os consoles, e de maior margem, como jogos de sucesso e serviços de assinatura.

World of Warcraft é um marco nos MMORPGs, definindo padrões para jogabilidade, comunidade online e narrativas imersivas no gênero.

Stuart também abordou a estratégia da Microsoft de levar seus jogos e serviços de assinatura, incluindo o Xbox Game Pass, a uma variedade mais ampla de plataformas. Essa expansão inclui dispositivos móveis, TVs inteligentes e até consoles de empresas anteriormente consideradas concorrentes, como PlayStation e Nintendo.

Modelos mais recentes de TVs Samsung já trazem o aplicativo Game Pass.

Atualmente, a Microsoft já possui diversos títulos de propriedade da marca Xbox disponíveis em consoles PlayStation e Nintendo, incluindo Minecraft, Fallout 76, The Elder Scrolls Online e a maioria dos jogos da Activision Blizzard King, recentemente adquirida. A empresa planeja também disponibilizar a franquia Call of Duty em plataformas PlayStation e Nintendo pelos próximos 10 anos e continua a lançar todos os seus jogos simultaneamente no PC.

Esta abordagem representa uma mudança significativa na estratégia da Microsoft no setor de jogos, visando alcançar um público muito maior do que se limitasse sua atuação apenas ao console Xbox. 

Fonte: wccftech 

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