Com lançamento previsto para fevereiro de 2025, Avowed, desenvolvido pela Obsidian Entertainment, terá uma taxa de quadros limitada a 30 fps nos consoles Xbox Series X|S.
Segundo Matt Hansen, diretor de arte do jogo, essa escolha foi feita para garantir uma qualidade visual superior, aproveitando os recursos para melhorar os efeitos visuais e a iluminação. Ele acredita que, para um jogo em primeira pessoa e single player, 60 fps não são essenciais. O adiamento para 2025 não ocorreu por razões tecnológicas, mas para evitar o congestionamento no calendário de lançamentos de 2024, que inclui títulos como Microsoft Flight Simulator 2024 e Indiana Jones.
A decisão gerou insatisfação entre os fãs, que esperavam uma performance de 60 fps no Series X. Este anúncio reavivou a especulação de que a limitação de 30 fps pode ser causada pela necessidade de garantir o funcionamento satisfatório também no Xbox Series S, que possui especificações técnicas mais modestas.
Comparações com outros jogos, como Starfield, que receberam atualizações posteriores para melhorar o desempenho, levantam a questão de um possível patch futuro para Avowed. Jogos como Redfall também enfrentaram críticas semelhantes antes de receberem patches que elevaram a performance para 60 fps em consoles. Apesar das críticas, a Obsidian se mostra confiante na escolha, priorizando a qualidade visual e a densidade gráfica do jogo.
Fontes: game-experience