A Capcom está prestes a redefinir os gráficos nos videogames. Em uma recente reunião, a empresa revelou planos ambiciosos para o novo motor gráfico, a REX Engine, evolução do RE Engine, usado em jogos como Resident Evil 7, Monster Hunter: World e Devil May Cry 5. Mas o que a desenvolvedora pretende alcançar com essa nova tecnologia?
A REX Engine, “RE neXt Engine”, promete elevar os gráficos dos jogos a um nível inédito, alcançando a fotorrealidade. A companhia anunciou que esse motor foi desenvolvido para tornar as imagens dos games quase indistinguíveis da realidade, proporcionando uma experiência visual mais envolvente e imersiva.
Reconhecida mundialmente pela inovação tecnológica, a Capcom trabalha arduamente para que a nova engine melhore a qualidade gráfica e a eficiência no desenvolvimento dos jogos. Durante a 45ª Reunião Ordinária Anual de Acionistas, a empresa confirmou que a REX está progredindo com o objetivo de alcançar gráficos fotorrealistas.
Embora a empresa tenha revelado a nova engine, ainda não anunciou quais jogos específicos a usarão. No entanto, títulos já lançados, como Dragon’s Dogma 2 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess, fazem uso da versão atual do RE Engine, enquanto Pragmata, que ainda não possui data de lançamento anunciada, está sendo desenvolvido com essa mesma tecnologia.
A transição para gráficos fotorrealistas é crucial para a Capcom se manter na vanguarda da tecnologia de jogos. A empresa tem visto um crescimento expressivo nos lucros operacionais, atribuído em parte à transição para vendas digitais e à capacidade de oferecer preços flexíveis e descontos em títulos mais antigos. Melhorar a qualidade gráfica dos jogos é uma estratégia para manter este crescimento e continuar atraindo jogadores.
A Capcom não está sozinha na busca por gráficos fotorrealistas. Motores gráficos como Decima e Northlight também competem nesse espaço. No entanto, a desenvolvedora tem um histórico de sucesso com o RE Engine, altamente otimizado e usado em jogos aclamados pela crítica.
A REX promete continuar essa tradição de excelência, oferecendo gráficos de alta qualidade sem comprometer o desempenho. Jogos como Devil May Cry 5 e Resident Evil 4 Remake, que rodaram suavemente a 60 FPS em consoles da geração passada, exemplificam como a Capcom equilibra qualidade visual e desempenho.
A introdução da nova engine é um marco importante para a desenvolvedora e a indústria de jogos. Com a promessa de gráficos fotorrealistas e maior eficiência, a Capcom está pronta para definir novos padrões no desenvolvimento de jogos. Enquanto aguardamos anúncios sobre os títulos que usarão essa tecnologia, é claro que a empresa está comprometida em oferecer experiências de jogo cada vez mais imersivas e visuais. A Capcom, com sua nova engine, está prestes a abrir uma nova era de qualidade visual nos videogames.
Fontes: capcom – tech4gamers