Tudo corria bem no mundo fantástico de Palworld. O sucesso estrondoso da desenvolvedora Pocketpair, atraindo milhares de jogadores interessados em se divertir, também atraiu fãs ardorosos da franquia Pokémon, que aparentemente não estão satisfeitos ao verem seu jogo favorito enfrentar concorrência de um novato no mercado.
Apesar de muitos falarem o contrário, os fãs da franquia Pokémon desempenharam um papel significativo na situação atual envolvendo a Pokémon Company e a Pocketpair, desenvolvedora de Palworld. Um grande número de entusiastas de Pokémon passou a fazer críticas e mostrar preocupação com plágio, contribuindo assim para aumentar a visibilidade do caso, motivando a Pokémon Company a emitir um comunicado oficial sobre o assunto.
Ela afirma que pretende investigar a desenvolvedora do jogo Palworld, devido às acusações de plágio levantadas principalmente por estes fãs, que parecem se sentir incomodados com o sucesso alcançado pelo novo rival. A Pokémon Company, em seu comunicado, afirmou não ter concedido permissão para o uso de sua propriedade intelectual ou ativos em Palworld.
A Pocketpair, por sua vez, insiste que seu jogo se assemelha mais a títulos como Ark Survival do que a Pokémon. Takuro Mizobe, CEO da Pocketpair, expressou preocupações com comentários caluniosos e até ameaças de morte recebidas pela equipe. A Pokémon Company finaliza seu comunicado reafirmando seu compromisso em valorizar e nutrir cada Pokémon e seu mundo, trabalhando para unir o mundo através do Pokémon no futuro.
Lançado em 19 de janeiro de 2024, o jogo Palworld rapidamente se tornou um fenômeno, vendendo mais de 8 milhões de cópias em menos de seis dias. Disponível para PC via Steam e Xbox, Palworld oferece uma nova perspectiva sobre o gênero de domesticação de monstros. Muitos argumentam que esse conceito foi originado pela Pokémon Company, o que não é correto.
O gênero doma de monstros, já existia muito antes de Pokémon. “Megami Tensei”, lançado em 1987 no Japão, já incorporavam elementos de captura e treinamento de monstros. Este jogo apresentava um sistema em que o jogador podia recrutar e lutar ao lado de demônios. Outro ótimo exemplo é “Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride”, lançado em 1992, responsável por introduzir um sistema onde o jogador poderia recrutar monstros para lutar ao seu lado.
E pensar que toda essa problemática tem sua origem no fanatismo de uma parcela de fãs, que inclusive vem ameaçando de morte os desenvolvedores de Palworld. Receber ameaças de morte por e-mail, de fãs insatisfeitos que alegam plágio sem provas, só demonstra o quão adoecida está nossa sociedade.
Fonte: gameinformer – techcrunch