A ascensão dos jogos como serviço (GaaS) na Sony

Em 29 de setembro, o anúncio da aposentadoria de Jim Ryan foi motivo de comemoração para grande parte da comunidade de jogadores, incluindo fãs da plataforma PlayStation.

Com previsão para deixar o cargo em março de 2024, sua gestão foi marcada pelo lançamento bem-sucedido do PlayStation 5 e de diversos jogos, aquisições consideradas importantes para a empresa, e geração de grandes lucros para a Sony, assim como declarações polêmicas, tais como a resistência inicial a retrocompatibilidade, decisões vistas como anti-consumidoras e a mudança de foco da empresa para jogos como serviço (GaaS – Games as a Service). 

Mesmo os estúdios internos da Sony vêm se sentindo desconfortáveis com essa mudança, por estarem acostumados a criar títulos de aventura cinematográficos para um jogador. A aquisição da Bungie em 2022 é vista como uma tentativa de acelerar essa mudança, com a esperança de fortalecer a presença da Sony no mercado de GaaS, alcançando o sucesso desejado em um futuro próximo.   

A criadora da bem-sucedida franquia Destiny, tem ajudado outros estúdios internos a desenvolverem experiências multijogadores. Um exemplo é o atraso no lançamento do novo jogo multijogador da Naughty Dog, devido à insatisfação da Bungie com o andamento do projeto, evidenciando a colaboração entre estes estúdios. 

O investimento pesado da PlayStation em GaaS já começou, com diversos projetos em andamento. Dos 88% de investimento em jogos tradicionais e 12% em GaaS em 2019, a empresa espera chegar a 2025 com investimento de 40% em jogos tradicionais e 60% em GaaS. 

A empresa tem interesse nesse tipo de jogo, pois quando bem-sucedido, continua gerando lucro por muito tempo, diferente dos jogos tradicionais para um jogador que gera lucro apenas uma vez. Portanto, faz sentido a Sony ter como objetivo lançar 10 títulos como GaaS até 2026. 

Com Hiroki Totoki assumindo o cargo de Jim Ryan, há incerteza sobre a execução dessa estratégia sob sua liderança. Vale lembrar que o setor de GaaS é complicado, e muitas empresas têm enfrentado dificuldades. Apesar da Sony possuir diversos jogos de sucesso para um jogador, o mesmo não pode ser dito sobre seus GaaS. 

Presidente do Grupo Sony, Hiroki Totoki. (Foto: Tomoki Mera)

A saída de Jim Ryan deixa em aberto se o processo de mudança será intensificado ou desacelerado. Alguns argumentam que a Sony pode estar se aventurando excessivamente em um mercado que pode estar à beira de enfrentar desafios. 

Hiroki Totoki, que é COO e CFO da Sony Group Corporation, assumirá o papel de presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE) a partir de outubro de 2023, marcando o início da transição para a saída de Jim Ryan. Ele ficará de forma interina no cargo até que o substituto de Ryan seja escolhido. Em 1° de abril de 2024, Totoki assumirá a função de CEO da SIE, assumindo definitivamente as rédeas da empresa e possivelmente delineando o futuro da estratégia de GaaS da Sony. 

Fonte: Forbestheverge – bloomberg

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