Novas Informações – Xbox Series S: Entre o Silêncio da Xbox Brasil e a Credibilidade da Mídia Gamer

No dia 27 de outubro (sexta), a revelação de um suposto aumento de preço do Xbox Series S no Brasil, veiculada inicialmente por um site de jogos e não pela Microsoft diretamente, trouxe novamente à tona questões sobre a comunicação transparente e a credibilidade jornalística no setor de jogos em nosso país. O silêncio da Xbox Brasil aumentou a confusão e a frustração em parte da comunidade de jogadores.

A falta de credibilidade nos meios de comunicação não é por acaso, pois é resultado de diversas declarações de indivíduos que, embora desejem ser identificados como jornalistas, já demonstraram parcialidade em diversas situações seja em vídeos ou em redes sociais.

Essa forma de agir prejudica a confiança do público e coloca uma sombra de dúvida sobre a veracidade das informações apresentadas, especialmente em momentos críticos como um aumento de preço significativo.

É evidente que a Xbox Brasil tem a responsabilidade de comunicar de forma clara e aberta com sua base de consumidores, principalmente em questões que impactam financeiramente o bolso dos usuários da plataforma Xbox e interessados. A falta de comunicação adequada pode prejudicar a marca no Brasil, afastando potenciais clientes que buscam informações para decidir se vale a pena ou não investir na plataforma.

A tal “mídia gamer” também tem responsabilidade, pois a perda de credibilidade na informação que repassa em determinadas situações é resultado de não manter um padrão de imparcialidade e precisão na divulgação de informações.

Enfim, este evento é mais um motivo para refletirmos sobre a dinâmica entre as empresas de jogos, a mídia especializada e a comunidade de jogadores. A credibilidade e confiança são conquistadas com o tempo, sendo fruto da transparência e honestidade na forma de agir para promover um ambiente que permita um diálogo respeitoso, saudável e informativo, pois não se trata de “guerrinha de consoles”. Para ser respeitado como um profissional, é necessário agir como tal.

Novas informações:

Jez Corden, editor e co-gerente do site Windows Central (EUA), divulgou algumas informações na rede social X (antigo twitter), falando sobre a situação do aumento de preço do Series S no Brasil.

De início ele esclareceu que a Xbox LATAM não está envolvida nessa decisão, que foi tomada a nível corporativo pela Xbox. Diz também que buscará informações que permitam entender as condições econômicas que levaram a esse reajuste, com a Xbox nos EUA avaliando a situação.

Por último, ele afirma que as equipes regionais da Xbox têm limitações sobre o que podem divulgar, sugerindo que a Xbox Brasil necessita de mais recursos para melhorar sua comunicação, e que o feedback dos usuários da plataforma Xbox deve ser direcionado à Xbox nos EUA.

https://twitter.com/JezCorden/status/1719386507671171499

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *