No dia 27 de outubro (sexta), a revelação de um suposto aumento de preço do Xbox Series S no Brasil, veiculada inicialmente por um site de jogos e não pela Microsoft diretamente, trouxe novamente à tona questões sobre a comunicação transparente e a credibilidade jornalística no setor de jogos em nosso país. O silêncio da Xbox Brasil aumentou a confusão e a frustração em parte da comunidade de jogadores.
![](https://pescadordebits.com.br/wp-content/uploads/2023/10/jornalismo-xbox-brasil-01-1024x576.webp)
A falta de credibilidade nos meios de comunicação não é por acaso, pois é resultado de diversas declarações de indivíduos que, embora desejem ser identificados como jornalistas, já demonstraram parcialidade em diversas situações seja em vídeos ou em redes sociais.
![](https://pescadordebits.com.br/wp-content/uploads/2023/10/jornalismo-xbox-brasil-02-1024x576.webp)
Essa forma de agir prejudica a confiança do público e coloca uma sombra de dúvida sobre a veracidade das informações apresentadas, especialmente em momentos críticos como um aumento de preço significativo.
É evidente que a Xbox Brasil tem a responsabilidade de comunicar de forma clara e aberta com sua base de consumidores, principalmente em questões que impactam financeiramente o bolso dos usuários da plataforma Xbox e interessados. A falta de comunicação adequada pode prejudicar a marca no Brasil, afastando potenciais clientes que buscam informações para decidir se vale a pena ou não investir na plataforma.
![](https://pescadordebits.com.br/wp-content/uploads/2023/10/jornalismo-xbox-brasil-03-1024x576.webp)
A tal “mídia gamer” também tem responsabilidade, pois a perda de credibilidade na informação que repassa em determinadas situações é resultado de não manter um padrão de imparcialidade e precisão na divulgação de informações.
Enfim, este evento é mais um motivo para refletirmos sobre a dinâmica entre as empresas de jogos, a mídia especializada e a comunidade de jogadores. A credibilidade e confiança são conquistadas com o tempo, sendo fruto da transparência e honestidade na forma de agir para promover um ambiente que permita um diálogo respeitoso, saudável e informativo, pois não se trata de “guerrinha de consoles”. Para ser respeitado como um profissional, é necessário agir como tal.
Novas informações:
Jez Corden, editor e co-gerente do site Windows Central (EUA), divulgou algumas informações na rede social X (antigo twitter), falando sobre a situação do aumento de preço do Series S no Brasil.
De início ele esclareceu que a Xbox LATAM não está envolvida nessa decisão, que foi tomada a nível corporativo pela Xbox. Diz também que buscará informações que permitam entender as condições econômicas que levaram a esse reajuste, com a Xbox nos EUA avaliando a situação.
Por último, ele afirma que as equipes regionais da Xbox têm limitações sobre o que podem divulgar, sugerindo que a Xbox Brasil necessita de mais recursos para melhorar sua comunicação, e que o feedback dos usuários da plataforma Xbox deve ser direcionado à Xbox nos EUA.