O universo de Dragon Ball, criado por Akira Toriyama, é repleto de elementos interessantes como a nuvem voadora (Kinto’un), o bastão mágico (Nyoibo), e a semente dos deuses (Senzu) que restaura completamente as energias quando ingerida.
Neste mundo, onde as artes marciais se entrelaçam com a magia e o sobrenatural, o poderoso golpe Kamehameha, composto por um feixe de energia, é algo comum para os que vivem nessa realidade.
A figura do pequeno guerreiro chamado Goku exemplifica bem isso. Este jovem de coração puro, com um insaciável apetite por comida e desafios, tem sua jornada marcada pela descoberta e aperfeiçoamento deste poderoso golpe, ensinado pelo Mestre Kame, o Eremita da Tartaruga.
Curioso que sou, parti em busca do motivo que levou Toriyama a escolher o nome “Kame”, que em japonês significa “tartaruga”, e descobri que foi uma homenagem direta ao mestre de Goku, cuja vida e ensinamentos estão profundamente entrelaçados com tartarugas.
Apesar de não ter encontrado informações oficiais sobre essa escolha, suponho que Toriyama tenha optado por associar a tartaruga ao Mestre Kame, pois o animal representa a sabedoria e longevidade na cultura japonesa.
Dado que Mestre Kame é um mestre de artes marciais, e a longevidade e sabedoria são qualidades frequentemente associadas a mestres em várias disciplinas, faz sentido, ao menos para mim, pensar que Toriyama tenha escolhido a tartaruga para representar essas qualidades no personagem.
A única confirmação que tive ao aprofundar minhas pesquisas foi descobrir que Kamehameha era o nome de um rei havaiano, e que foi Yoshimi Katō, a esposa de Toriyama, quem sugeriu o nome.
Além disso, o termo “Kamehameha” carrega significados distintos em diferentes contextos. Em havaiano, é comumente traduzido como “O solitário”, embora não tenha uma tradução direta em japonês. Foi interessante descobrir que existe uma coincidência linguística em japonês, onde “kame” significa tartaruga e “ha” significa onda.
Isso faz sentido quando você considera que a técnica foi ensinada a Goku por Mestre Kame, cujo nome significa “Mestre Tartaruga” em japonês. Portanto, “Kamehameha” pode ser traduzido como “Onda da Tartaruga”, o que é uma descrição adequada para a aparência e o impacto da técnica no anime.
Esta coincidência linguística se torna ainda mais intrigante, quando observamos o estilo de vida solitário do Mestre Kame, que vive isolado em uma ilha, na Kame House. Kamehameha nesse contexto, cria uma espécie de jogo de palavras que enriquece a narrativa de Dragon Ball, sem necessariamente fazer referência ao rei havaiano ou à cultura havaiana.
De acordo com as informações disponíveis, a criação da icônica pose de ataque do Kamehameha foi o resultado de Akira Toriyama experimentando sozinho diversas posturas. Embora permaneça um mistério se ele as praticava na frente do espelho, a única certeza foi o seu cuidado e dedicação para alcançar o objetivo almejado.
Como informação nunca é demais, gostaria de concluir esse texto abordando brevemente o Rei Kamehameha I, também conhecido como Kamehameha o Grande.
O monarca havaiano nasceu por volta de 1758, sendo responsável por unificar as ilhas havaianas em 1810, após anos de conflitos, estabelecendo assim o Reino do Havaí que teria seu fim em 1893, quando a monarquia foi derrubada e a República do Havaí foi estabelecida.
Cinco anos depois (1898), o Havaí foi anexado pelos Estados Unidos, tornando-se um território estadunidense. O Havaí só se tornou o 50º estado dos Estados Unidos em 21 de agosto de 1959.
Fontes: dbmoves – nationalgeographicbrasil – skdesu – dw – legiaodosherois – wikipédia