No mês passado, a Sony Interactive Entertainment ajustou os preços do PlayStation Plus, uma ação que culminou em um aumento de quase 40%, dependendo do plano de assinatura.
Esta decisão, embora tenha gerado desconforto entre os usuários da plataforma PlayStation, foi defendida por Eric Lempel, Vice-Presidente Sênior e líder do Marketing Global na empresa. Por exemplo, o plano PS Plus Essential teve um aumento de 39,4%, passando de R$ 199,90 para R$ 278,90, enquanto o plano PS Plus Extra teve um acréscimo de 40%, indo de R$ 339,90 para R$ 475,90, e o plano PS Plus Deluxe teve um aumento de 38,4%, alterando de R$ 389,90 para R$ 538,90.
De acordo com Eric, o ajuste na mensalidade da PlayStation Plus foi uma medida necessária em resposta às dinâmicas do mercado, visando enriquecer o serviço, com a implementação de um sistema de níveis. A Microsoft também aumentou o valor da mensalidade do Game Pass, mas em uma escala bem menor, em torno de 11,1% no plano Ultimate (de R$ 44,99 para R$ 49,99), com o plano para consoles tendo um aumento de aproximadamente 10% (de R$ 29,99 para R$ 32,99).
Em uma entrevista recente, Eric evitou comparar as estratégias da Sony com as da Microsoft, mas enfatizou o compromisso da Sony em enriquecer a oferta do PlayStation Plus com melhores jogos e a introdução de serviços como o Cloud Streaming para o PlayStation 5.
Os assinantes do PS Plus possuem agora três níveis para escolher, uma flexibilidade que, segundo Eric Lempel, foi bem recebida, com um terço da base de usuários optando pelos dois níveis mais altos, superando as expectativas da empresa.