Pedido de desculpas gerado por IA coloca ‘Gollum’ em destaque

A jornada do jogo “The Lord of the Rings: Gollum”, desenvolvido pela Daedalic Entertainment, tem sido tumultuada desde o início. O jogo foi anunciado pela primeira vez em março de 2019, com previsão de lançamento para algum momento de 2021. 

Em janeiro de 2021, a data de lançamento foi alterada para 2022, sem especificar o mês ou o trimestre. 

Em 24 de maio de 2022, a data de lançamento foi anunciada para 1º de setembro de 2022. 

Conforme setembro de 2022 se aproximava, uma nova data de lançamento foi anunciada para algum momento entre abril e setembro de 2023. 

O orçamento para produzir o jogo foi em torno de 15 milhões de euros, quantia esta considerada baixíssima quando comparada a orçamentos típicos de jogos AAA que em 2023 giram em torno de $50 a 300 milhões de dólares. 

Como se não bastasse, um trailer da história lançado em 9 março de 2023 gerou preocupação entre os fãs, que duvidaram se Gollum seria um bom protagonista pois o personagem já possui uma história bem definida criada por Tolkien, e por também sentirem que Gollum não tinha o jeito de um herói típico que geralmente vemos em outros jogos. A falta da voz de Andy Serkis, que fez o Gollum nos filmes, foi outra característica que desagradou. 

O trailer também foi alvo de críticas por oferecer pouco em termos de gameplay real, limitando-se a “snapshots de 1 segundo“, segundo um fã. 

Após o lançamento, o jogo foi recebido com críticas negativas, devido a problemas técnicos, narrativa pouco interessante e gráficos inferiores. A resposta desfavorável culminou com uma mensagem de desculpas publicada pela editora Nacon, que, segundo publicações de diversos sites no dia de ontem (8 de outubro de 2023), foi gerada pela IA ChatGPT, sem o conhecimento da desenvolvedora Daedalic. 

A fonte da revelação foi uma entrevista com ex-funcionários da Daedalic Entertainment pelo veículo de mídia alemão GameTwo. Isso expôs a forma desleixada como a editora Nacon lidou com a situação, usando uma IA para gerar um pedido de desculpas. A editora foi criticada, e com razão, por esta ação, demonstrando desinteresse em lidar com um problema sério enfrentado pelo jogo “The Lord of the Rings: Gollum”.

A referida entrevista vocês poderão assistir no Youtube com legendas em português ativando a tradução automática clicando aqui.  

Fonte: vg247 – mynintendonews – thegamer 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *