Flawless Victory: Microsoft finaliza a compra da Activision, se tornando a terceira maior empresa da indústria de jogos

A novela que teve início em 18 de janeiro de 2022, com a Microsoft anunciando sua intenção de comprar a ABK por US$ 68,7 bilhões, finalmente se encerra. 

A aprovação ocorreu no dia de hoje, depois que a CMA inicialmente havia bloqueado a proposta em 23 de abril, alegando preocupações com a competição, especialmente no emergente mercado de jogos em nuvem. A Microsoft, insatisfeita com a decisão inicial, trabalhou junto à CMA para encontrar uma resolução que abordasse as preocupações do regulador do Reino Unido. 

Para obter a aprovação da CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados), a Microsoft revisou o acordo original e concordou em transferir os direitos de distribuição dos jogos da Activision para a Ubisoft. Isso foi feito para manter a competição no mercado de jogos em nuvem, que tem grande potencial de crescimento. A Ubisoft terá os direitos de streaming por 15 anos fora do Espaço Econômico Europeu (EEE), que inclui países da UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega. 

O motivo que levou a CMA ter uma boa receptividade com a revisão do acordo, é acreditar que as mudanças propostas pela Microsoft ajudaram a manter preços competitivos na indústria de jogos e oferecer mais opções e melhores serviços aos consumidores. Com esta aquisição, a Microsoft fortalece sua posição no mercado de jogos, expandindo o catálogo de títulos no Xbox Game Pass e adquirindo um estúdio dedicado a jogos móveis, com o objetivo de expandir o sucesso de títulos como Candy Crush. 

A maior aquisição da indústria de jogos até agora, posiciona a Microsoft como a terceira maior no setor de jogos. 

Reguladores globais deram uma resposta mista à aquisição. A Comissão Europeia aprovou o acordo, mas a FTC nos EUA, tentou paralisar a compra, que foi rejeitada pelos tribunais. Com a aprovação da CMA, o último obstáculo regulatório foi superado, permitindo que a Microsoft conclua sua aquisição. 

A compra que sofreu diversas tentativas de bloqueio por parte da FTC e CMA, que demonstraram falta de parcialidade, trará mais competição a indústria de jogos, forçando a competição e inovação neste mercado em plena expansão. 

Fonte: reuterspress-start 

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