Com o processo de aquisição da Activision pela Microsoft prestes a ser concluído, assinantes do Game Pass aguardam ansiosos pelos jogos da empresa ainda em 2023, apesar de nenhum comunicado oficial confirmar isso, e o próprio Phil Spencer ter dito em entrevista concedida à IGN em seu canal no Youtube, que a conclusão da compra não significa que todo o catálogo da ABK estará disponível de imediato no Game Pass, pois levará um certo tempo para isso acontecer.
Adaptação técnica para assegurar que os jogos funcionem corretamente na plataforma, integração dos sistemas da Activision com a infraestrutura do Xbox Game Pass, e a realização de testes exaustivos para garantir que os títulos funcionem sem bugs ou problemas de desempenho, são alguns dos motivos para a demora.
A única certeza é de que Call of Duty: Modern Warfare III e Diablo IV não estarão presentes no serviço de assinatura em 2023. Os motivos para isso são vários. O primeiro deles é que o processo de aquisição da Activision ainda não foi finalizado. Existe também a suspeita de que a Activision Blizzard esteja estrategicamente buscando maximizar as vendas iniciais antes de disponibilizar seus títulos no serviço de assinatura.
Esta ação pode ser vantajosa tanto para a Activision Blizzard quanto para a Microsoft, gerando boas vendas no início, tirando proveito do entusiasmo dos jogadores, que estarão pagando um valor mais alto pelo jogo. Após esse período inicial de vendas, disponibilizar o jogo no Game Pass pode atrair novos assinantes e manter os atuais pagantes interessados no serviço, maximizando os lucros.
Essa possibilidade foi levantada após o comunicado de Rod Fergusson, gerente geral da Blizzard para Diablo, reiterando que não há planos no momento para incluir Diablo IV no Game Pass. A situação é similar com Call of Duty, onde um acordo de marketing com a Sony e as regras impostas pelo órgão regulador do Reino Unido (CMA) para aprovar a aquisição da ABK, atrasam a entrada do jogo no Game Pass até 2025.
Apesar disso, a Activision Blizzard sinalizou que, após a conclusão da aquisição, colaborará com a Xbox para colocar seus jogos no Game Pass, possivelmente a partir de 2024.
Fonte: theverge – videogameschronicle – rede social x