“Black Myth: Wukong” é um jogo de ação RPG chinês que rapidamente se tornou um marco na indústria de jogos da China. Considerado o primeiro título AAA do país, apresenta gráficos avançados e jogabilidade sofisticada, inspirados no clássico romance chinês “Jornada ao Oeste”.
Originalmente criado por entusiasmo dos desenvolvedores, o jogo visava trazer uma história clássica chinesa para o público de videogames e atrair novos talentos para seu desenvolvimento.
Antes de seu lançamento, o jogo se envolveu em polêmicas quando streamers internacionais, como Benoit Reinier, receberam diretrizes da Hero Games para evitar discutir temas sensíveis como “propaganda feminista”, “Covid-19” e “políticas da indústria de jogos na China” durante suas transmissões. Essas diretrizes geraram críticas sobre a censura e auto-censura, afetando a percepção de alguns jogadores e influenciadores.
Apesar dessas controvérsias, “Black Myth: Wukong” teve um lançamento bem-sucedido, vendendo milhões de cópias e atraindo milhões de jogadores simultâneos em plataformas como Steam e PS5. Também contribuiu para o aumento nas vendas de hardware de jogos, principalmente o PS5 na China, onde a demanda por consoles e placas gráficas de alto desempenho cresceu bastante para atender às exigências técnicas do jogo.
O consultor Daniel Camilo afirma que o console está esgotando na China, com a maior loja de eletrônicos do país, Huaqiangbei, enfrentando dificuldades para atender à demanda.
Esse sucesso não apenas mostra a crescente influência da China na indústria global de jogos, impulsionada por empresas como a Tencent, mas também demonstra uma mudança cultural, com jogos sendo usados como uma maneira de apresentar a cultura chinesa ao mundo, contando histórias ricas em herança e tradições do país.
A autoridade de cultura e turismo de Shanxi, na China, por exemplo, lançou material promocional mostrando os locais da vida real que inspiraram o jogo, reforçando essa conexão cultural.
Em breve, o jogo também será lançado para os consoles Xbox Series X e Series S, o que pode ampliar ainda mais seu alcance global e seu impacto no mercado de hardware de jogos.
Fontes: news.yahoo – nytimes