A E3, anteriormente a maior feira da indústria de jogos eletrônicos, encerrou suas atividades depois de mais de 20 anos. Realizada pela primeira vez em 1995, ela serviu como uma vitrine para o setor nos EUA e no mundo, onde desenvolvedoras apresentavam seus jogos e produtos. A decisão de encerrar o evento foi tomada pela Entertainment Software Association (ESA), responsável pelos interesses da indústria de jogos nos Estados Unidos.
Seu declínio teve início quando empresas chave como EA, Sony, Nintendo e Microsoft começaram a realizar seus próprios eventos online, atraentes por serem mais econômicos e por alcançarem um público maior, refletindo mudanças no consumo de conteúdo.
Nos últimos anos, a E3 enfrentou desafios significativos, incluindo problemas técnicos em eventos virtuais e a falta de participação de grandes editores. Esses fatores, aliados à popularidade crescente de eventos como o Summer Game Fest de Geoff Keighley, levaram ao seu enfraquecimento. Após tentativas frustradas de revitalização e diante do desinteresse de editores e desenvolvedores, a ESA anunciou o fim da E3.
Originalmente, a E3 foi criada como uma resposta à marginalização dos videogames na Consumer Electronics Show em Las Vegas, oferecendo um espaço para encontros entre varejistas e criadores de jogos. Com o tempo, transformou-se em um grande evento de mídia, marcado pelo lançamento de consoles icônicos como Wii, PlayStation 3 e Xbox 360, e pelo destaque de personalidades do setor como Hideo Kojima e Reggie Fils-Aimé.
Embora a ESA reconheça a paixão da indústria e dos jogadores pela E3, ela vê o encerramento como uma oportunidade para as empresas explorarem novas formas de engajar o público. Elas ganham agora a liberdade de realizar eventos próprios e se associar a outros eventos do setor, espelhando a diversificação e o crescimento do mercado de jogos.
Assim, o fechamento da E3 simboliza o fim de uma era, abrindo caminho para novas formas de conexão com os fãs. Caso tenham interesse em saber mais sobre a origem e história do evento, deixarei o vídeo produzido por mim em 2020 abordando o assunto.
Fonte: theverge – washingtonpost