A conhecida megacorporação sueca no setor de videogames e mídia, Embracer Group, deu início a um ambicioso projeto denominado Embracer Games Archive, com o objetivo de preservar a cultura dos videogames para futuras gerações. A ideia central é reunir uma cópia de cada jogo físico e console já lançados em um único local, formando um acervo substancial para apreciação, estudo e pesquisa sobre a história dos videogames.
Até o momento, já foram reunidos cerca de 80.000 jogos, consoles e acessórios, que estão sendo armazenados em um depósito secreto localizado na cidade sueca de Karlstad. O projeto, que está em seus estágios iniciais, conta com uma equipe liderada por David Boström, que assume como CEO do Embracer Games Archive.
David e sua equipe estão organizando todos os itens que coletaram, e planejam começar a criar um banco de dados e iniciar o processo de catalogação em 2023. O projeto vai além da simples coleta, pois visa também proporcionar uma plataforma para pesquisadores, jornalistas e entusiastas explorarem a história dos videogames. Existem planos futuros de colaboração com museus, instituições e outras iniciativas, além de exibir partes do acervo localmente e através de exposições itinerantes em diferentes locais.
Fundada em 2011, a Embracer Group vem crescendo rapidamente, adquirindo estúdios de desenvolvimento ao longo dos anos e franquias populares como Tomb Raider, Deus Ex, Just Cause, Borderlands e Saints Row, dentre outras.
Este projeto demonstra o compromisso da Embracer em não apenas desenvolver e adquirir novos jogos e franquias, mas também em preservar a rica história da indústria de videogames que corre o risco de se perder no decorrer das gerações, já que a mídia digital vem ganhando um espaço cada vez maior, atendendo os desejos do consumidor que tem optado pela praticidade.
Ponto de partida para quem deseja conhecer um pouco mais do projeto diretamente na fonte clicando aqui.
Fonte: cbr – gamespot – rockpapershotgun