No dia 6 de outubro de 2023, a gigante do mercado eletrônico Amazon lançou ao espaço seus dois primeiros satélites de internet a partir de Cabo Canaveral, nos EUA, dando início à criação de sua constelação que, no futuro, será composta por mais de 3000 satélites. O Projeto Kuiper colocou os satélites em órbita utilizando o foguete Atlas V, operado pela United Launch Alliance (uma parceria entre as empresas Boeing e Lockheed Martin).
O sucesso da operação foi divulgado pelo Washington Post, informando que a Amazon conseguiu estabelecer comunicação com os satélites em órbita. O projeto visa tanto expandir a cobertura de internet quanto coletar dados valiosos do espaço, que serão somados aos já obtidos em testes laboratoriais e de campo, para aperfeiçoar o funcionamento da constelação Kuiper.
Essa etapa é muito importante, pois trata-se da primeira experiência da Amazon com satélites no espaço. A empresa tem a intenção de investir mais de US$ 10 bilhões na rede, com o lançamento de satélites operacionais previsto para o primeiro semestre de 2024, e testes com clientes comerciais até o final de 2024.
De acordo com as regras da FCC (agência governamental dos EUA que regula e supervisiona as comunicações), a Amazon deve lançar metade dos 3.236 satélites planejados até julho de 2026, buscando inicialmente fornecer conectividade em áreas rurais e remotas.
A entrada da Amazon no mercado de constelações de satélites a coloca como um potencial concorrente da Starlink da SpaceX, de Elon Musk, com especialistas acreditando que levará alguns anos para que isso ocorra.
Fonte: olhardigital – tudocelular