Com o avanço rápido dos deepfakes, a McAfee lançou uma ferramenta de detecção de deepfakes em PCs Lenovo equipados com Inteligência Artificial, que alerta automaticamente os usuários sobre possíveis manipulações de áudio gerado por IA, com uma precisão de 96%.
Disponível a partir de 21 de agosto de 2024 nos EUA, Reino Unido e Austrália, essa ferramenta utiliza a Unidade de Processamento Neural (NPU) para processar os dados diretamente no dispositivo, garantindo a privacidade dos usuários e evitando a latência associada ao processamento em nuvem.
Os consumidores que adquirirem PCs Lenovo com AI recebem 30 dias de teste gratuito, com planos a partir de $9,99 (aproximadamente R$ 54) por ano após o período de teste.
Atualmente, a ferramenta analisa apenas o áudio dos vídeos, mas futuras atualizações incluirão a capacidade de detectar deepfakes em fotos e vídeos sem áudio. Disponível exclusivamente nos novos PCs Lenovo, a ferramenta também é compatível com processadores Intel e Qualcomm, o que pode permitir expansões para outros dispositivos.
O detector não coleta ou grava o áudio do usuário e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Além disso, a McAfee lançou o Smart AI Hub, um portal educativo que ajuda os consumidores a entender os riscos dos deepfakes e como se proteger de golpes feitos com IA.
O impacto dos deepfakes tem sido enorme no Reino Unido, com quase metade (45%) das vítimas de golpes com deepfakes de voz perdendo dinheiro, e quase um quarto delas perdendo mais de £1.000 (aproximadamente R$ 7.160). Com o McAfee Deepfake Detector, treinado em cerca de 200.000 amostras, os usuários podem tomar decisões informadas e se proteger em um mundo digital cada vez mais dominado por IA.
Fontes: cnet – techinformed