Em 1997, a E3 foi palco de uma das maiores rivalidades nos jogos de espionagem para PlayStation: Metal Gear Solid e Syphon Filter. Metal Gear Solid, desenvolvido pela Konami, foi apresentado com um trailer em um telão gigantesco que impressionou o público com sua qualidade cinematográfica e ângulos de câmera avançados, deixando a equipe de Syphon Filter em desespero. Mesmo com essa competição acirrada, ambos os jogos conseguiram conquistar seu espaço e fãs leais.
Richard Ham, principal designer de Syphon Filter, relembrou esse evento durante uma entrevista ao site retrogamer. Ele descreveu a sensação de desespero ao ver o trailer de Metal Gear Solid, que parecia realizar tudo o que a equipe da Eidetic (agora Sony Bend) estava tentando alcançar, mas de forma superior. Ham contou que a exibição do trailer era um evento imperdível a cada hora na E3, com grandes multidões se reunindo para assistir.
Apesar das semelhanças com Metal Gear Solid, como elementos de ação furtiva e narrativas semi-políticas, Syphon Filter conseguiu se destacar oferecendo uma experiência de jogo mais voltada para a ação e com uma atmosfera de filmes de conspiração dos anos 90. Embora Metal Gear Solid tenha recebido muitos elogios da crítica e seja amplamente reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos, Syphon Filter também foi bem recebido e vendeu bem, gerando cinco sequências e cultivando uma base de fãs leais.
A apresentação de Metal Gear Solid na E3 de 1997 marcou profundamente a equipe de Syphon Filter, que se sentiu pressionada a elevar seus padrões. Ham admitiu que a superioridade técnica e a narrativa cinematográfica do concorrente deixaram a Eidetic em uma situação difícil, mas também motivaram a equipe a trabalhar ainda mais para entregar um produto competitivo.
Syphon Filter acabou se tornando um sucesso, encontrando seu próprio nicho e sendo lembrado até hoje pelos fãs de jogos de espionagem. A Eidetic, que mais tarde se tornou a Sony Bend, continuou a desenvolver jogos, incluindo o aclamado Days Gone. A rivalidade com Metal Gear Solid na E3 de 1997 não apenas destacou a qualidade de ambos os jogos, mas também serviu como um catalisador para a inovação e determinação na indústria dos videogames. Essa competição mostrou que há espaço para múltiplas abordagens criativas dentro de um mesmo gênero e que a concorrência pode ser uma poderosa força motivadora.
Fontes: 80.lv – retrogamer