Anunciado durante o PlayStation Showcase em setembro de 2021 como um título exclusivo de lançamento para o PlayStation 5, o remake de ‘Star Wars: Knights of the Old Republic’ (KOTOR), desenvolvido pela Aspyr Media, enfrenta diversos desafios. A versão demonstrativa, apresentada à Lucasfilm e Sony em junho de 2021, gerou preocupações na liderança da Aspyr Media quanto ao estado do projeto, o que resultou nas demissões do diretor de design, Brad Prince, e do diretor de arte, Jason Minor.
Com o intuito de garantir qualidade e sucesso no desenvolvimento, a Saber Interactive, empresa-mãe da Aspyr, assumiu o projeto em maio de 2022. Matthew Karch, CEO da Saber, demonstrou confiança no sucesso do jogo, ressaltando a necessidade de um grande esforço para reconstruir do zero este clássico RPG lançado em 2003.
Para surpresa de todos, em 17 de novembro, o jornalista Jeff Grubb, do site Giant Bomb, anunciou em seu programa Game Mess Mornings no Twitch, por volta dos 00:57:40, que o projeto ‘KOTOR’ estava ‘paralisado’, declarando que ‘this game is not being worked on right now‘ (Este jogo não está sendo trabalhado agora).
De forma inesperada, uma reviravolta ocorreu na quarta-feira passada, 22 de novembro, quando o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, conhecido por sua credibilidade, revelou novas informações de forma otimista sobre o projeto dizendo que apesar de não poder garantir que o Remake de KOTOR será lançado, ele afirma que duas pessoas da Saber Interactive disseram a ele que ainda estão trabalhando no jogo, apesar da recente declaração de Jeff Grubb.
Com duas informações divergentes, teremos de aguardar possivelmente por alguns meses para ver qual informação se confirmará.
Fonte: gamesradar – insider-gaming – kotaku