Pintura de búfalos na China

Todo ano artistas de vários países reúnem-se no condado de Jiangcheng Hani, na província de Yunnan, ao sudoeste da República Popular da China, afim de participarem da competição internacional de búfalos pintados.

Logicamente, o interesse principal é faturar uma graninha nada desprezível (100.000 yuans “42 mil reais”), para o vencedor.  😀 

A pintura sobre búfalos é um costume bastante antigo em Jiancheng, e se baseia na lenda de que grupo de búfalos de água, foram atacados por um grande tigre, quando eles seguiam para o campo para pastar.

Tentando derrubar o búfalos, o tigre mordeu seu pescoço, fazendo com que o animal corressse pelo campo arrastando o grande felino, enquanto o sangue e a lama cobriam todo o corpo do búfalo.

Reza a lenda então, que o búfalo ficou com uma aparência tão medonha, que o tigre se assustou e fugiu. Após o ocorrido, os moradores começaram a pintar o gado, afim de manter os predadores afastados.

Como ocorre com toda tradição, a mesma evoluiu com o passar do tempo, tornando-se uma festa popular realizada todo o mês de maio, para comemorar a colheita e honrar o gado. Abaixo, uma sequência de fotos do concurso do ano passado.

Pintura de búfalos na China (01) Pintura de búfalos na China (2) Pintura de búfalos na China (3) Pintura de búfalos na China (4) Pintura de búfalos na China (5) Pintura de búfalos na China (6) Pintura de búfalos na China (7) Pintura de búfalos na China (8) Pintura de búfalos na China (9) Pintura de búfalos na China (10) Pintura de búfalos na China (11)

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.