Nova tecnologia de retenção de água, permite aumento nas colheitas

Com a mudança climática prevista para aumentar a severidade e a frequência de eventos de seca, a conservação da água é uma preocupação crescente em muitos países do mundo. Uma nova tecnologia de retenção de água que vem sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Michigan (MSU), talvez possa ser uma das várias soluções que vem surgindo, afim de reduzir as perdas nas colheitas

Tipos de solos arenosos típicos de regiões áridas e semi-áridas, possuem poros grandes que absorvem grandes quantidades de chuva. No entanto, eles conservam menos de 20% da água na área da raiz da planta, que fica situada entre 60 a 70 centímetros de profundidade.

Filmes de polietileno

Filmes de polietileno

A tecnologia de retenção de água do subsolo desenvolvido por Alvin Smucker, coloca estrategicamente filmes de polietileno como barreira de água em diferentes profundidades do solo. Como as membranas são flexíveis, é possível maximizar a retenção de água moldando sua curvatura deixando espaço, sem atrapalhar o crescimento da raiz. 

filmes de polietileno milho

Testes realizados com protótipos em áreas de seca, mostrou que a irrigação permitida por este método, produziu aproximadamente 145% pepinos a mais, do que campos de plantação sem o uso dessa técnica, já em plantações de milho, o aumento foi de 174%. Segundo Smucker, esta tecnologia tem potencial para mudar a vida e a paisagem de regiões paisagens regionais, onde o solo arenoso e altamente permeável, impede a produção de alimentos. 

Tags: ,

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.