Mods de GTA V estão instalando malwares nos PCs dos jogadores

Com a chegada de Grand Theft Auto V aos PCs, era óbvio que teríamos uma invasão de mods chegando ao game.

No entanto, muita gente está se aproveitando do interesse dos jogadores nesse tipo de conteúdo para espalhar conteúdos maliciosos. Segundo rumores, dois pacotes bem populares estão instalando diversos tipos de malwares.

Mods de GTA V estão instalando malwares (01)

A descoberta foi feita pelos próprios usuários e divulgada no GTA Forums, detalhando como o mod Angry Planes e o gerenciador NoClip agiam às escondidas nos computadores de quem os instalava.

De acordo com vários relatos, um misterioso programa chamado Fade.exe estava sendo executado silenciosamente e acessando a internet para algo que eles não sabiam exatamente o quê.

Mods de GTA V estão instalando malwares (3)

E o que chamou a atenção é que, mesmo tendo deletado o software, ele voltava a aparecer nos PCs após os jogadores iniciarem o mod. Isso fez com que o pessoal juntasse as pontas e descobrisse quem eram os responsáveis pelos malwares.

Diante disso, os sites que hospedavam esses extras retiraram os arquivos do ar para evitar que a invasão se prolifere, mas todos sabemos que é impossível fazer algo sumir de verdade da internet.

Além disso, a recomendação de todos é que, independentemente de qual modificação você tenha adicionado ao seu jogo, atualize seu antivírus e o coloque para trabalhar.

Mods de GTA V estão instalando malwares (2)

Segundo o site Kotaku, o Angry Planes, por exemplo, vai muito além de simplesmente colocar veículos kamikaze nos céus de Los Santos e adiciona também um keylogger em seu computador, monitorando tudo o que você digita, tendo o grande potencial de roubar suas senhas.

E o mais preocupante é que a ideia dele era tão boa que muitos sites e canais no YouTube divulgaram o conteúdo, ajudando a praga a se espalhar. A página ainda aponta que é bem possível que outros mods também venham carregados com algum visitante indesejado, embora apenas esses dois tenham sido descobertos até então.

Assim, se você planeja instalar alguns conteúdos extras em seu GTA V, talvez seja melhor pensar bem e dar uma olhadinha um pouco mais cuidadosa antes de se aventurar por terrenos desconhecidos ou as cinco estrelas da polícia de Los Santos serão o menor dos seus problemas.

fonte canaltech

Tags: ,

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.