LTE Direct – tecnologia promete fim do uso de torres e das quedas de sinal

A perda de sinal ainda é uma das maiores preocupações da indústria, que, obviamente, se interessa muito mais por consumidores conectados. É por isso que uma solução para esse problema é algo que muita gente está de olho. E, ao que parece, ela parece não estar tão distante agora: depois de sete anos de pesquisa, a Qualcomm encontrou uma maneira de elevar a tecnologia wireless para um novo patamar.

LTE Direct - tecnologia promete (01)

Batizada de LTE Direct, a tecnologia permitirá o uso dos atuais padrões de comunicação sem fio em alta velocidade LTE (Long Term Evolution ou Evolução de Longo Prazo) sem a necessidade de uma torre de celular ao conectar um dispositivo móvel diretamente a outro.

LTE Direct - tecnologia promete (2)

Atualmente, já é possível realizar a conexão de um smartphone com outro através de apps como o FireChat, por exemplo. Mas, com o LTE Direct, será possível se comunicar com outro aparelho a distâncias maiores que 450 metros, alcance muito maior do que redes Wi-Fi ou Bluetooth, que cobrem uma área aproximada de 27 metros, por exemplo. A presença e instalação de sensores em vários pontos estratégicos pode aumentar ainda mais essa cobertura.

Será possível, por exemplo, entrar no metrô sem perder o serviço e ainda ter notificações de quem são seus amigos mais próximos, se um trem vai atrasar ou até se há alguma promoção em lojas nas proximidades.

LTE Direct - tecnologia promete (3)

As possibilidades, aliás, vêm animando os desenvolvedores, já que o LTE Direct não somente poderá encontrar smartphones em uma área grande como também fará isso com o mínimo consumo de energia.

“Você pode pensar no LTE Direct como um ‘sexto sentido’ que estará constantemente ciente do ambiente ao seu redor”, disse Mahesh Makhijani, diretor sênior de produtos da Qualcomm. “O mundo está todo cheio de informações e os telefones podem usar isso para prever ações e ajudar você no cotidiano”.

Empresas como Yahoo! e Facebook já estão trabalhando em maneiras de tirar vantagem desta nova tecnologia. A rede social de Zuckerberg planeja, por exemplo, “criar experiências baseadas em interações casuais com uma empresa local ou amigos nas proximidades”.

LTE Direct - tecnologia promete (4)

Enquanto isso, o Yahoo! vem criando apps para equipar o LTE Direct, incluindo um guia turístico digital que pode apresentar a cidade durante um tempo específicio. Já há recursos similares na tecnologia iBeacon prometida pela Apple, contudo o LTE Direct será como uma espécie “iBeacon com esteróides”, assegura Markhijani.

Os anunciantes é quem mais aguardam pela novidade, principalmente se for considerado que a tecnologia vem sendo anunciada próxima às festas de final de ano. Mas, de acordo com as expectativas da indústria, o LTE Direct deve estar mesmo disponível somente no final de 2015. Até lá, aguardem por experiências e mais notícias sobre o assunto.

Fonte: canaltech

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.