HoloLens, o óculos de realidade aumentada da Microsoft

No dia de ontem, a Microsoft apresentou o HoloLens, o que segundo a própria, é “o computador holográfico mais avançado que o mundo já viu”. O lançamento do HoloLens vinha sendo aguardado desde outubro de 2013. Para funcionar, o equipamento não precisa estar conectado a um computador ou smartphone.

Ele é composto por uma câmera e um conjunto de sensores e processadores para captar e entender gestos e voz. Também é capaz de mapear o ambiente ao redor, aplicando o que conhecemos como realidade aumentada.

HoloLens, o óculos de realidade 01

Este produto faz parte de uma nova aposta da empresa que vem sendo chamada de Microsoft Holographic. As possibilidades são enormes, já que por exemplo, poderemos assistir a filmes, jogar e quem sabe utilizar o produto para manipular objetos em 3d (Maya, 3D Studio ou Blender por exemplo).

Ele conta também com fones de ouvido que permitirá uma sensação de áudio 3d (tipo você estar jogando e ouvir os passos do inimigo se aproximando por trás de você).

Apesar de não ter uma data de lançamento para o produto por motivos óbvios, a Microsoft disse que o HoloLens estará disponível no mercado a medida que o windows 10 for se adaptando.

HoloLens, o óculos de realidade 02

A seguir, vocês irão assistir a dois vídeos. Neste primeiro, o que a empresa pretende e quer vender (duvido muito que o sistema funcione neste nível de detalhamento e fluidez):

Já neste, a demonstração do produto:

Lembrando que ao contrário do que alguns não tão antenados com tecnologia podem achar, ela não está sendo pioneira, mas apenas mais uma no mercado. Acho válido, e assim como as demais, espero que de certo e esteja a um preço acessível para o grande público.

Se você acompanha o pescadordebits a algum tempo, já viu algumas matérias sobre tecnologia que postei aqui como por exemplo a tecnologia 3D da ARmedia, um projeto que depende de grana para se tornar realidade no site KickStarter, o visor de ralidade aumentada castAR e pesquisas na área da própria Sony com relação a realidade aumentada para ser aplicado possivelmente ao Playstation 4.

Abaixo, vocês podem ver a uma demo que rolou no Japão, de uma tecnologia que vem sendo desenvolvida pela Sony conhecida como SmartAR:

Mais um vídeo (fase inicial) demonstrando a tecnologia que está em desenvolvimento já a alguns anos:

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.