Google – VP9 e WebP, saiba o que são

Google - VP9 e WebP, saiba o que são 01

Anunciado oficialmente pela Google durante a abertura do Google I/O 2013, a empresa apresentou dois novos formatos multimídia para uso na internet, são eles: ( codec de vídeo ) e o WebP ( formato de imagem ). O foco de ambos não é tanto a qualidade, mas sim o tamanho final do arquivo. A título informativo, o Google I/O é uma conferência de programadores anualmente organizada pela Google em São Francisco. O objetivo é a orientação dos programadores, afim de melhorar seus programas com técnicas demonstradas pelo Google. Geralmente são anunciados novos produtos da empresa ao mercado também.

Google - VP9 e WebP, saiba o que são 02

WebP

A pronuncia para esta palavra estranha é “weppy”. Veio pra bater de frente com o formato .Jpeg muuuuito usado e conhecido por nós. A vantagem desse novo formato é conseguir uma compressão de imagem muito maior sem perder a qualidade.

Deixando uma observação importante aqui, pois este formato não foi criado para quem trabalha com imagens em alta resolução, pois seu objetivo é ser usado na internet, tornando por exemplo mais rápido o carregamento de páginas com muitas imagens e o envio das mesmas.

Já que por exemplo uma imagem de 1MB em JPEG, nesse novo formato poderia chegar a ter 500KB, ou seja, metade do tamanho, porém com a mesma qualidade. É claro que se este formato der certo, não será adotado da noite para o dia, mas aos poucos, eliminando o JPEG de forma indolor.  :mrgreen:

Qual suporte o formato WebP recebe atualmente?

Editores de imagens: Gimp 2.8, Picassa 3.9, Photoshop a partir do CS5

Já os navegadores até o momento temos: Google Chrome, Safari, Firefox, Opera e Internet Explorer

 Google - VP9 e WebP, saiba o que são 03

VP9

O VP9 já é um codec de vídeo, fazendo uso do OPUS como codec de áudio. Seus benefícios? Menor consumo de banda, ou seja, vídeos com carregamento mais rápido e ocupar menos espaço no HD. Esse formato quer bater de frente com o H.264, que tem uma qualidade excelente, porém consome o dobro da banda que o VP9 ocuparia. 

Google - VP9 e WebP, saiba o que são 04

Além do que, se faz necessário o pagamento de licença para a MPEG LA, detentora dos direitos. Lembrando que o VP9 de cara já terá de bater de frente com o H.265, que é a evolução do H.264 no quesito tamanho e qualidade.

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.