Feliz Aniversário Miojo

Bom dia pessoal!!! Prontos para mais uma historinha do pescador? Calma aê!!! A contrário do popular “história de pescador”, as contadas aqui no pescadordebits são reais, frutos de pesquisa séria, sempre no intuito de levar conhecimento até vocês.

Na aventura de hoje, conheceremos a história da criação deste macarrão que dominou o mundo. Escolha certa de 10 dentre 10 solteiros e “assaltantes de geladeira” na madrugada, dificilmente exista alguém que não conheça este alimento rápido, fácil e que quebra um galhão na hora da fome. Afinal, 105º anos de existência são para poucos não é mesmo?

Vamos lá!!!

Feliz Aniversário Miojo 01

Bem, teremos de voltar no tempo, mais precisamente em 25 de Agosto de 1958. Nesta época, Momofuku Ando, com seus 48 anos, já havia realizado inúmeras tentativas, afim de aperfeiçoar o seu método de “fritura-relâmpago”, o que levou justamente a criação do macarrão instantâneo que conhecemos nos dias de hoje.

Feliz Aniversário Miojo 03

Sua maior fonte de “inspiração” e incentivo na criação de um alimento rápido no preparo, foi após a Segunda Guerra, quando andando pelas ruas, presenciava a fome da população, com inúmeras filas….enormes….onde passava-se horas para se conseguir um reconfortante prato de ramen.

Ao contrário do que muitos que consomem miojo acha saber, Momofuku Ando não é japonês, mas Taiwanês. Nasceu em 5 de março de 1910, na cidade de Chiayi, porém, toda sua carreira foi desenvolvida no Japão.

feliz aniversário miojo 04

Veio a falecer aos 96 anos, vítima de um ataque cardíaco em 5 de Janeiro de 2007, na cidade de Osaka (Japão). Dias antes ele havia discursado para os empregados da Nissin Products, empresa fundada por ele em 1948 na cidade de Ikeda, no Japão.

. Fachada da Nissin Products, na cidade de Ikeda (Japão).

.
Fachada da Nissin Products, na cidade de Ikeda (Japão).

.

A importância dada a este alimento tão comum nas prateleiras dos supermercados é tanta, que no Japão, já recebeu o título de maior invenção nacional do século 20, vindo a seguir o karaokê e por último o Walkman da Sony (sim, o Walkman foi criação de Nobutoshi Kihara, coordenador do setor de áudio da Sony na época).

feliz aniversário miojo 06 feliz aniversário miojo 07 feliz aniversário miojo 08

O primeiro produto lançado no mercado por Ando, foi o Chicken Ramen, em 28 de agosto de 1958. De cara já teve de enfrentar dois obstáculos. O primeiro deles foi a estranheza e o receio entre os vendedores, receosos de um produto tão diferente não conseguir vender.

. Primeiro macarrão instantâneo do mundo (Chicken Ramen).

.
Primeiro macarrão instantâneo do mundo (Chicken Ramen).

.

Já o segundo problema, era o preço elevado. Pois se nos dias de hoje conseguimos comprar baratinho em qualquer mercadinho de esquina, na época, custava (¥ 35), o que daria para comprar uma tigela.

Mas ao contrário dos temores, foi um sucesso de vendas sendo que em menos de um ano no mercado, a produção pulou de 300 para 6 mil porções diárias.

feliz aniversário miojo 09

Momofuku Ando, levou sua empresa ao primeiro lugar mundial de vendas no setor alimentício, no decorrer de sua longa trajetória como empresário, que encerrou em julho de 2005, aos 95 anos. 

Fora isso, criou um museu dedicado ao lamen, localizado na cidade de Ikeda.

feliz aniversário miojo 12

O miojo chegou até a ir para o espaço em julho de 2005. A Nissin produziu um macarrão feito especialmente para o consumo do astronauta japonês Soichi Noguchi, durante sua missão na Discovery.

feliz aniversário miojo 11

Ah! Existe também o Museu do miojo no Japão, na cidade de Kanagawa.

Museu do Cup Noodles é inaugurado no Japão

FIUUU!!!! Bem pessoal, espero que tenham gostado desta matéria que deu bastante trabalho para ser feita. Agora dá licença que bateu a fome, e vou homenagear o aniversariante. : )

feliz aniversário miojo 13

Gostou da postagem? Curta e compartilhe na lateral, ou logo abaixo. Assim você estará ajudando com que mais pessoas venham a conhecer o pescadordebits.

Ainda não é um pescador? Siga-nos no facebook e receba as nossas publicações diárias clicando aqui.

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.