Conectando o Home Theater de forma correta

Esta semana cismei de dar uma olhada em alguns modelos bem bacanas nas lojas e conversando com o vendedor me dei conta de que existem algumas “regrinhas” básicas para usufruir de todo o potencial de um Home Theater, e ao contrário do que eu pensava não era só plugar e pronto. Resolvi pesquisar um pouco quando cheguei em casa afim de ajudar aos leitores que pensam em comprar um gadget desse para sua casa.

Conectando o Home Theater de forma correta 05

 TV com HDMI

Bem comum atualmente, me arrisco a dizer até ser impossível não comprar uma TV atual sem HDMI, é bem simples, pois basta conectar uma ponta do cabo na entrada HDMI da TV ( HDMI IN ), e a outra na saída HDMI do aparelho. Pronto, áudio e vídeo em Alta Definição.

TV sem HDMI

Se sua TV for antiga e não possuir a referida conexão, sua única opção, será usar a  entrada A/V. Nesse caso, para se ligar a TV ao Home será necessário um cabo RCA ( se não vier junto com o equipamento é bem fácil de achar ).

Conecte a ponta do cabo de cor amarela nas entradas da TV ( Video In ) e no Home em ( Vídeo Out ).  Pontas vermelhas e brancas ( responsável para que o som saia em estéreo ), devem ser conectados em ( Audio Out ) no Home Theater e em ( Audio In ) na entrada da TV. Nesse caso, esqueça o sistema de som 5.1.

Conectando o Home Theater de forma correta 02

Agora uma dúvida que muitos só descobrem na hora de comprar o aparelho é de que dependendo do modelo da TV ou do Home, não é possível jogar o som da programação da TV para o aparelho. Ou seja, esta assistindo aquele filmaço na sua TV ou jogando num PS3, o som não sai nas caixas, saindo apenas o som dos filmes e programação dos DVDs e BluDisc inseridos no aparelho ( palhaçada não deixar essa informação clara ).

Alguns modelos de TV´s da Sony por exemplo, possui uma entrada HDMI que caso você possua TV´s compatíveis com um sistema próprio, apenas ligando na entrada HDMI, todo o som, independente da fonte que passe pela TV sairá no aparelho.

Mas vamos lá. Uma TV que não se enquadre no que foi dito acima, a forma de se conseguir jogar o som para o aparelho é conectando uma das saídas de áudio da TV, em uma saída de áudio do aparelho, indicado pela seta laranja na figura abaixo.

Conectando o Home Theater de forma correta 03

O cabo usado para esta “gambiarra” tem de ter um conector P2  em uma ponta,  e 02 conectores RCA na outra ( Vermelho e Branco ). Lojas de eletrônicos, Casa e Vídeo, Le Biscuit e outras do gênero são facilmente encontradas. Abaixo uma imagem para ajudar você a ver como é este tipo de cabo. Não esquecendo de que o Home Theater deve ser configurado para que a entrada de áudio seja por meio da conexão auxiliar.

IMPORTANTE!

Fiz essa matéria no intuito de ajudar em alguns casos, deixando claro que obviamente as opções são inúmeras, sendo impossível listar cada uma delas pois cada caso é um caso. O mais adequado é, se você pensa em comprar, de uma olhada nas conexões de sua TV afim de não ter problema de incompatibilidade. Aconselho anotar o modelo da mesma, explicar ao lojista o que você deseja e apresentando o modelo de sua TV afim de que ele possa mostrar os modelos que vão atender suas expectativas. 

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.