CEO da Sony ataca Game Pass: Destruidor de valor ou estratégia inovadora da Microsoft?

Não é surpresa para quem acompanha os noticiários do setor de jogos que Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, é um crítico feroz do serviço de assinatura da Microsoft. Em sua última declaração sobre o Game Pass, afirmou ser um “destruidor de valor”, expressando preocupação sobre o potencial prejuízo tanto para os lançamentos de jogos individuais quanto para a indústria de videogames como um todo. 

Enquanto isso, a Microsoft tem investido pesadamente nesse serviço, que se tornou um elemento central de sua estratégia. Ryan enfatizou que os esforços iniciais da Microsoft “não deram certo”, levando a empresa a realizar grandes aquisições para fortalecer a plataforma. 

Sem apresentar provas, ele insiste nos malefícios da visão estratégica da Microsoft. Ele afirma que após conversar com editores da indústria de jogos, descobriu um consenso geral de que o serviço é considerado prejudicial ao valor dos jogos e da indústria como um todo. Muitos tem questionado a sustentabilidade e o impacto de plataformas de assinatura como o Game Pass, baseando-se nas declarações de Ryan. 

Buscando desmerecer o produto, ele destacou a enorme diferença entre o número de assinantes do PlayStation Plus e do serviço da Microsoft, citando que em janeiro de 2022 a Plus possuía cerca de 50 milhões e o Game Pass 25. Ele usou esses dados para declarar que o serviço da Sony é mais “significativo”. 

O problema dessa comparação é não fazer sentido, quando levamos em conta que a Plus foi lançada em 2010, enquanto o Game Pass foi lançado em 2017 e se encontra em uma fase de expansão. Seguindo a lógica de Jim Ryan a Playstation Now lançada em 2014 seria menos importante por possuir apenas 3,2 milhões de assinantes 7 anos após seu lançamento?  

Uma de suas afirmações durante entrevista concedida a investidores da Fidelity em 2022 foi: “Posso dizer com um grau de certeza muito alto que a Microsoft tentou o primeiro caminho e não funcionou. Isso os levou a fazer a grande aquisição. Conversei com todas as editoras, e elas unanimemente não gostam do Game Pass porque é destrutivo em termos de valor, não apenas em uma base de título individual, mas também em um nível de indústria.” 

A entrevista completa foi compartilhada pelo usuário do Reddit u/PBOats121 no subreddit oficial do r/PS5. (fonte: exputer e xfire

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