Catacumbas de Odessa, na Ucrânia

Só de ouvir a palavra catacumba, acredito que muitos de vocês se arrepiam de medo não é mesmo?  😀 

Já outros leitores, estou certo de que conhecem várias histórias das catacumbas dos Capuchinhos sob as ruas da França, e até mesmo as de Londres.

Porém me arrisco a dizer que não conhecia as catacumbas existentes sob a cidade de Odessa, na Ucrânia. Seus mais de 1.500 quilômetros de túneis subterrâneos, resultado de quase um século de mineração, deixam qualquer um impressionado. idontunderstand

Catacumbas de Odessa (01)

Vem comigo !!! O pescadordebits será o seu guia nessa viagem.

A nível informativo, a cidade de Odessa foi construída sobre uma pedreira de calcário. No ano de 1800, se teve início as minerações em grande escala, onde  o calcário era extraído para que a cidade fosse construída logo acima.

Catacumbas de Odessa (2)

Com o passar do tempo, as catacumbas foram se expandindo até chegar aos impressionantes 1.500 quilômetros de extensão de labirintos de túneis.

Catacumbas de Odessa (3)

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas ocuparam a cidade, só restando aos russos deixarem Odessa. Mas nem tudo estava perdido, já que os russos tiveram os túneis como refúgio, permitindo assim formar uma resistência, o que lhes permitiam “tirar a paz” dos soldados alemães.

Catacumbas de Odessa (4)

Preciso dizer que os soldados nazistas nunca conseguiu erradicar com sucesso os rebeldes russos refugidos nos túneis?

Catacumbas de Odessa (5)

O tempo passou, a guerra acabou, e com o tempo, o que era um refúgio para combatentes corajosos, tornou-se “a moradia” de contrabandistas, que por sua vez, mediante a necessidade, expandiram um pouco mais os túneis em pontos específicos.

Catacumbas de Odessa (6)

Então, em 1980, o governo deu um basta e fechou as catacumbas de Odessa para sempre (ou não), selando-as, como mostrado abaixo. Porém tempos depois, “grupos secretos” deu início a exploração de partes das catacumbas (mesmo fechadas pelo governo, sua exploração nunca foi considerada ilegal).

Catacumbas de Odessa (7)

Foi em 2005, que os moradores locais descobriram da pior forma qual a razão do governo ter lacrado as catacumbas. A tragédia foi no amo novo, quando um grupo de adolescentes de Odessa, decidiu festejar a passagem de ano nas Catacumbas.

O problema foi um dos integrantes ter deixado o grupo, e logicamente não conseguiu encontrar a saída. Estima-se que a menina passou três dias vagando pelas catacumbas, congelando no escuro antes de desmaiar e morrer desidratada.

Catacumbas de Odessa (8)

Em abril de 2005, seu corpo foi encontrado por um grupo de exploradores. Porém a remoção do mesmo, só pode ser feito pela polícia em 2007, já que estava longe de qualquer saída. A imagem abaixo mostra o corpo quando encontrado pela primeira vez.

Catacumbas de Odessa (9)

E ai caros leitores? Gostaram da matéria? Se sim, peço que não deixem de participar da enquete abaixo que estará disponível até o dia 31 deste mês de janeiro.

Tenho várias idéias sobre assuntos que saem um pouco do padrão do pescadordebits. Então, é de suma importância você participar com seu voto, pois só assim terei uma noção se esse tipo de matéria é ou não interessante para a grande maioria. Conto com vocês ok?

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.