Bug faz fans laterais pararem de funcionar na MSI R9 290X Lightning

Se você comprou uma MSI R9 290X lightning tome nota, alguns bugs aparentemente no driver Catalyst fazem dois fans da placa pararem o que termina comprometendo a eficiência de refrigeração da GPU HawaiiXT. 

Bug faz fans laterais pararem de funcionar 03

Segundo o wccftech.com,  Greg Mann foi o primeiro usuário que notou o problema , porém outros relatos foram feitos.

Bug faz fans laterais pararem de funcionar 01

O comportamento do cooler difere em 3 formas conforme a versão específica do driver Catalyst da AMD:

Catalyst 14.3 : Causa mal funcionamento crítico nos fans laterais da placa e trava a rotação do fan central em 30%.  Ajuste manual da rotação pelo CCC e ou Catalyst Control não surtem resultados.

Catalyst 14.2 : Causa mal funcionamento do recurso que auto regula a rotação dos fans laterais que não sobem em rotação o suficiente para acomodar a nova demanda durante processamento gráfico intensivo.  Como resultado, a GPU super aquece.  É possível controlar manualmente a rotação do cooler.

Catalyst 13.12 : Tudo funciona OK.

Bug faz fans laterais pararem de funcionar 02

Segundo o relato, o mecanismo de segurança da placa faz o PC crashar quando percebe altas temperaturas, mas mesmo assim, ainda pode comprometer a vida da GPU se for executado várias vezes.

MSI ou AMD não se pronunciaram até o momento sobre as verdadeiras causas e solução deste bug.

Fonte: framebuffer

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.