Aplicativo converte voz em linguagem de sinais

Isso sim vale muito a pena ser compartilhado. Desenvolvido pela companhia  pernambucana ProDeaf, esse projeto foi o resultado do investimento de R$ 500 mil reais, realizado com financiamento do Sebrae e do CNPQ, e patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

Com lançamento realizado no dia de ontem, este é o primeiro aplicativo para Smarts capaz de traduzir a voz humana para a língua brasileira de sinais (  Libras ). 

traduz voz para libras

De acordo com João Paulo, CEO do ProDeaf, foram 02 anos de desenvolvimento, com 12 profissionais trabalhando em cima do aplicativo. O projeto contou com colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para chegassemos a este resultado”, explicou. Vale lembrar que as primeiras versões do aplicativo não agradaram em nada aos avaliadores surdos. “Os feedbacks nos ajudaram a melhorar o produto até chegarmos à versão que colocamos no mercado”.

Disponível inicialmente para a plataforma Android, sendo que a versão para IOS ( IPhone ) e Windows Phone, será lançado nos próximos meses. Essa versão já lançada pode ser adquirida no Google Play ou no site da companhia. “Os custos operacionais da distribuição estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros, que com isso está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita”, disse Oliveira.

O aplicativo reconhece a voz do usuário traduzindo para Libras, sendo executada por um boneco na tela do celular. A base para essa “tradução” é um dicionário com aproximadamente 3.700 sinais.

Futuramente, a empresa aumentará o número de sinais e a regionalização da tradução de forma a permitir o uso de sinais característicos de diferentes regiões do Brasil. De acordo com  o IBGE, existem 10 milhões de surdos no País, sendo que 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. Esqueci de mencionar que a empresa já fornece ferramentas para tradução de texto de sites para Libras.

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.