Aids, Autoteste para detectar o vírus

De acordo com levantamento feito pela revista especializada PLoS Medicine06 de cada 10 pessoas que são portadoras do vírus HIV, não vão a centros especializados afim de realizar os devidos testes. Os motivos são variados, dentre eles estão a discriminação, a falta de privacidade, e até mesmo os longos períodos de espera para receber o resultado.

Talvez esteja perto de mudar essa situação, já que nos Eua recentemente, foi aprovado um novo tipo de teste para o vírus, que pode ser adquirido em qualquer farmácia, sendo feito pela própria pessoa através da saliva.

teste hiv em casa

Resultado de pesquisa realizada em 07 países, com mais de 12.000 indivíduos, mostrou a grande aceitação por este tipo de teste, variando de 74 a 96%. O autoteste é feito se baseando nos anticorpos presentes no corpo humano, então, serve apenas para se ter uma pré avaliação, digo isso porque no caso do resultado dar positivo, afim de confirmar, a pessoa deve se dirigir a um hospital ou laboratório de modo a confirmar.

Com esse auto teste, a pessoa tem o resultado em 20 minutos, podendo ser feito através de mostra de saliva ou sangue de uma pequena picada. Por enquanto, esse tipo de teste “feito em casa” não é aceito no Brasil, mas ao que parece, algumas pessoas não concordam, como é o caso da coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna, ele deveria ser testado no país. “Hoje, identificamos como principal estratégia a realização de testes nos serviços de saúde, com acolhimento e orientação”, disse ela ao jornal O Estado de S. Paulo.

Sobre Eduardo Santana

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o Pescadordebits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.