Bloqueio de sinal de telefones piratas em 2014

A Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ), autorizou o bloqueio  de chamadas feitas por celulares piratas a partir de 2014. De acordo com publicação feita pelo jornal Folha de S. Paulo, as empresas de telecomunicações, devem usar a tecnologia em seu favor, afim de bloquear o uso desses aparelhos. Para isso, se valeram do IMEI ( número de identificação nacional do equipamento móvel ), e o código de registro do chip habilitado pela operadora, conhecido como IMSI ( número de identificação internacional do equipamento móvel ).

Para ajudar as empresas, será usado o cadastro nacional de IMEIS, afim de facilitar a identificação de quais aparelhos são “ilegais”, ao cruzar informações da lista IMEI com o IMSI. Dessa forma, é possível as operadoras saber quem está fazendo a chamada e em que aparelho, sendo possível identificar um aparelho comprado e registrado aqui no Brasil, ou importado ( conhecidos como “xing ling” ).

bloqueio celular pirata 2014

Aparelhos “piratão”, na maioria das vezes são trazidos ao País de forma não autorizada,  sendo vendido sites e até mesmo nos camelôs. Quem não gosta nem um pouco disso são os fabricantes de celulares que trabalham de forma legalizada no país. Com essa nova medida, a Anatel alega estar buscando melhorar a nossa segurança, já que esse tipo de aparelho, não é submetido aos devidos testes podendo apresentar riscos de exposição a radiação em excesso ou mesmo explosão das baterias.

Fora isso, entra o fator qualidade do serviço das operadoras, já que segundo especialistas do setor, pelo menos 10% das chamadas caem pelo motivo de serem realizadas através de aparelhos piratas, prejudicando o índice de qualidade das empresas.

Comentários

comments

Sobre Pedro o Pescador

Apenas um eterno curioso e pesquisador. Autodidata e perfeccionista por natureza, desenhista e ilusionista nas horas vagas. Nasci no Rio de janeiro, resolvi postar o pescador de bits no ar afim de compartilhar conhecimento inicialmente, porém, com o passar do tempo, vem se tornando algo bem maior, o que sinceramente não esperava, e acho ótimo isso.